segunda-feira, 31 de julho de 2017

Avaliação de Julho 17



Avaliação Final de Julho


Voltei a ganhar do Ibov. 1% só, mas tá ótimo.

Não aportei este mês na bolsa, mas usei os 5k que já estavam contabilizados em caixa. Mês que vem volto pra ela. Devo até aumentar um pouco os aportes. Entrando um dinheirinho extra no trabalho agora.

A novidade do mês é meu aporte único e visando bem longo prazo em moeda: Bitcoin. Joguei meus seis mil do mês todo nele. Daqui a três anos eu vejo no que deu. Especulação "pura". 

Claro que li e pesquisei um bocado. Na verdade, acompanho há muito tempo. Agora que já tenho uma quantia segura em outras coisas, dá pra colocar uns 5% do patrimônio numa aposta de altíssimo risco. Tem mais chance de dar certo que os micos da bolsa.

No mais... Continuo sem fazer ideia do futuro da bolsa. Eleições, EUA... À médio prazo e tal. Sinto uma tendência de alta, mas a nossa política é imprevisível.

Números do mês:

"Ibov" subiu 4,80%.

Tenho hoje - 177.830,17 (carteira) + 108,68 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 177.938,85. Total de R$ 141.000,00 aportado desde que entrei. Significa que estou com 36.938,85 a mais que o total aportado. Mês passado era 27.100,03 a mais que aportei. Dá pra ver que ganhei 9.838,82. Alta de 5,85%. Num mês de alta de 4,80%... Desempenho bom. No ano estou o dobro do "Ibov".

Além disso, há agora a incógnita total "BItcoin". R$ 6.000,00 comprados semana passada que equivalem hoje a 6.270,00 agora, mas amanhã podem estar valendo 5.000,00. Daqui a 1 ano pode valer R$ 1.000,00 ou R$ 100.000... Enfim, não vou esperar muita coisa desse investimento. Todo mês vou dando uma olhadinha, por curiosidade.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 28.500,00 em renda fixa. 

Meu patrimônio total hoje é cerca de 213 mil reais. 

A bolsa "fechou" aos 65.920 pontos. Uns 17,1% a mais do que estava na minha estréia, cinco anos atrás. Por enquanto, "Ibov" 17,1%, minha carteira, 26,20%. Fraco resultado já que a inflação acumulada é de 34%. E a poupança daria uns 34-37%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Ao menos já foi extremamente pior. 






A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário