quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Avaliação de Novembro 16



Avaliação Final de Novembro


Deve ser o terceiro mês seguido que tomo quase 1% do "Ibov". 

Em mês que a bolsa sobe bastante acaba nem doendo muito, mas não foi o caso deste. Paciência! Se sobrar tempo, fim do ano ou em janeiro (férias parciais), darei uma revisada na carteira.

A boa notícia é que comecei a era dos aportes altos. Quase 4,5k este mês. Inclusive devo fazer um aporte gigantesco em dezembro. 

Também acabaram (praticamente) os gastos com a mudança de cidade. 2017 será um ano de aportes muito maiores em relação aos anos anteriores.

Torcendo como nunca para que 2017 seja tão bom quanto 2016. Medo do que as eleições 2018 podem fazer com meu dinheiro.

No ano, a bolsa assumiu uma boa dianteira sobre mim. São seis pontos percentuais de vantagem. Só acompanhei mesmo no primeiro semestre. Quantas vezes não pensei em comprar siderúrgica pra acompanhar o índice...

No mais:

Continuo sem fazer ideia do futuro da bolsa. Dizem que estamos rompendo um canal de baixa que durava cinco anos. Se for por essa análise técnica parcial, os tempos serão outros.

Números do mês:

"Ibov"  caiu 4,65%.

Tenho hoje - 105.598,52 (carteira) + 158,00 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 105.756,52. Total de R$ 94.844,40 aportado desde que entrei. Significa que estou com 10.912,12 a mais que o total aportado. Mês passado era 17.096,65 a mais que aportei. Dá pra ver que perdi 6.184,53. Baixa de 5,56%. Num mês de baixa de 4,65%... Desempenho meio ruim.

Não vou contar o rendimento do dinheiro guardado em renda fixa, pois meu objetivo é avaliar meu crescimento em renda variável. Tenho cerca de R$ 26.000,00 em renda fixa.

A bolsa "fechou" aos 61.906 pontos. Uns 10% a mais do que estava na minha estréia, quase quatro anos e meio atrás. Por enquanto, "Ibov" 10%, minha carteira, 11,9%. Mal resultado já que a inflação acumulada é de 32,5%. E a poupança daria uns 30-36,5%. (e o "Ibov" sofreu mais de um ano com a "OGXP3"). Bom... Já foi extremamente pior. 






A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário