segunda-feira, 3 de março de 2014

Avaliação Final de Fevereiro



Avaliação Final de Fevereiro


"Pegando o gancho da avaliação passada, continuo lamentando - agora mais - não ter dado vazão aos sentimentos "trades" da minha avaliação de outubro, a do "Toda essa alta seguida me preocupa um pouco". 

Meu mantra, relacionado a outubro de 2013 parece que não tem mesmo fim. Continuamos em queda livre.

Quatro meses seguidos de desempenhos ruins da minha parte. Quando eu digo ruim é perdendo pro "Ibov". Desde que a OGXP3 foi embora, ficou mais difícil. Pior que acho que só vou ter tempo de revisar a carteira lá pra maio. Pelo menos esses últimos quatro meses foram de várias conquistas pessoais. Sorte (mais ou menos) na vida; "azar" na bolsa. Toda forma, talvez faça umas mudanças rápidas.

Perguntei se tinha como ficar pior em 2014. Ele me respondeu: claro que tem!

Como disse, estou sem tempo pra pesquisar, porém, continuo sem entender porque alguns bons papéis têm apanhado tanto, relativamente a outros não tão bons ou até ruins.

De toda forma, mesmo que tivesse tempo, não sei se mudaria muita coisa não... Pra quem acredita em momentos irracionais do mercado, podem ser as famosas "promoções". Só sei que devo comprar mais "EZTC3", "UGPA3" e demais papéis que estão pedindo.

Por um lado, adoro fazer esses aportes volumosos em período de baixa. Fico sonhando que será um daqueles momentos mágicos que todo investidor de longo prazo sonha em pegar: "fundo da década" ou "fundo do ano", ao menos. Nada garante que voltaremos em breve ao teto de 2007 ou 2008, mas qualquer coisa perto disso já representará um lucro fantástico.

Quando penso em mudança, é mais de carteira mesmo. Não vejo o método como ruim. A maioria absoluta dos papéis são bons e visam longo prazo.

Números que me atormentaram:

"Ibov" desceu 1,14% em fevereiro. 

Tenho hoje - 52.976,55 (carteira) + 103,34 (caixa de dividendos e vendas ainda não reinvestidos) = 53.079,89. Aportei 2.500,00. Total de R$ 56.500 aportado desde que entrei. Significa que estou com 3.420,11 a menos que o total aportado. Mês passado era "só" 2.187,44 a menos que aportei. Dá pra ver que perdi 1.232,67. Baixa de 2,27%. Num mês de baixa de 1,14%... Resultado ruim.

Voltando ao mês, a bolsa fechou aos 47.094 pontos. É cerca de 16% negativo em relação ao que estava na minha estréia, vinte meses atrás. Por enquanto, "Ibov" -16,3%, minha carteira, -6,05%. Mal resultado já que a inflação acumulada é de uns 10%. E a poupança daria uns 10-15%. 

Print's abaixo:







A.