sábado, 4 de agosto de 2012

Seção Dúvidas Metodológicas II


Seção Dúvidas Metodológicas II



Tratarei aqui, bem brevemente, de um assunto que é continuação do anterior. Afinal, é melhor revisar mensalmente a carteira, por mais que se gaste com corretagem, ou revisar bi ou trimensalmente para evitar tais custos?

Pra quem aplica valores altos, como R$ 150.000, talvez seja melhor apostar na primeira opção. Porém, para quem aplica R$ 15.000, ela tem claros perigos. As taxas de corretagem são fixas e podem consumir boa parte do montante se as revisões e mudanças forem constantes.

Depois de muito pensar, aceitei fazer revisões significativas, ou seja, mais de duas corretagens, apenas bimensalmente (é o que tenho como plano neste exato momento). Talvez a escolha pela "alta diversificação", explicada no post anterior, só funcione assim. Não tenho 100% de certeza de ser a melhor decisão, mas a seção "dúvidas metodológicas" é isso mesmo...

Assim, pra economizar com corretagem, minha rentabilidade mensal em agosto não deve ser tão boa (em comparação com o "Ibov") quanto foi em julho. Entretanto, em setembro, mês de revisão, espero superar o "Ibov" novamente. Vamos ver se vai dar certo, se compensa. 

Vou tentar avaliar se a diferença de desempenho frente ao "Ibov" entre julho e agosto é compensada pelo possível custo que eu teria com corretagens - pesquisando e estimando as mudanças necessárias. Qualquer decepção fundamentada, mudo a tática.

(dica importante para avaliar a diferença entre o primeiro mês dos investimentos e os demais: em tese, os custos com emolumentos e taxas deveriam ser distribuídos entre os meses, caso o contrário, o rendimento dos meses seguintes ao das compras vai levar vantagem não-advinda exclusivamente da valorização do ativo, esse fato dificulta a comparação. Não faz tanta diferença assim, mas vou levar isso em conta)

A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário