sábado, 4 de agosto de 2012

Iniciando...


Bom Início



Informe de Julho de 2012: a primeira coisa a se dizer sobre minha rentabilidade em julho é que ela abrange um período que vai de 5 de julho a 4 de agosto. Por que isso? Porque só comecei a vida de "investidor" mesmo em 5 de julho. Escolhi uma corretora e comprei minhas primeiras ações.

E só ontem consegui um jeito fácil de calcular a rentabilidade. Trata-se de um site em que eu registro todas as operações, conforme as notas de corretagem que recebo, e ele calcula tudo pra mim: imposto devido, variação da carteira (que é a valorização) etc. Então o "print" abaixo é de hoje, 4 de agosto, sábado. (Clicar na Figura Para Ampliar)




Como se pode ver, ele mostra inúmeros dados importantes, como a valorização da 4% (variação total da carteira em relação ao montante) da carteira num período em que o IBOV subiu 2,1%. Os dados "custo" e "valor da posição" dão uma ideia da composição da carteira. Se alguém quiser, pode calcular o percentual de cada ativo a partir dos dados.

Há, ainda, os lucros gerados pelos trades com corretagem grátis que fiz (e só os fiz por isso, assim como aproveitei a mesma para diversificar bastante a carteira, a qual só pretendo alterar bem gradualmente). Somam cerca de 393 reais líquidos (descontados os futuros pagamentos de IRs).






Bom, os cerca de 1.120 reais de ganhos parecem muito bons para o montante investido. Entretanto, não pretendo fazer mais trades (a não ser de meses), pois a taxa de corretagem passou a ser cobrada. Tanto é que ainda não fiz nenhuma operação em agosto. O imposto de agosto é devido à liquidação de operações de julho. 

Acho que novas compras agora só quando a Bolsa romper os 52.000. Aí é bem possível que o dinheiro da renda fixa migre para a variável.

É quase certo que manterei a carteira inalterada. O problema disso é que a rentabilidade tende a ser menor por dois motivos. Primeiro que o ideal seria um "revisãozinha" com substituições, inviabilizada pela chegada das taxas de corretagem de 4,40 (Rico. Não escolhi a Mirae, pois não pretendo ficar fazendo trade). Segundo que, como não vou comprar neste mês (salvo grande queda), não vou poder escolher bons momentos de entrada em cada ativo, como gosto de fazer e fiz.

Se alguém quiser dar uma olhada no meu histórico de operações:




















































































Concluindo a análise de julho, não sei se foi sorte de principiante, mas achei uma estréia muito boa. Valorização bem acima do IBOV.

Agora é ver como esta mesma carteira se sai em agosto. E se a bolsa despencar, que fique ao menos no zero a zero.

A.

2 comentários:

  1. Achei interessante a sua forma de atuar, no meu caso opero com swing trade, procurando não pagar IR. Tenho um resultado negativo e venho compensando IR.
    Gostei de suas planilhas. Onde você as conseguiu?

    ResponderExcluir
  2. Luiz, num dos "SITES E BLOGS INTERESSANTES" que ficam na lateral do meu blog. O "Bússola do Investidor".
    Fiz um cadastro lá só pra usar a calculadora.
    Sds.

    ResponderExcluir