sábado, 4 de agosto de 2012

Composição da Carteira I


Composição da Carteira I



A composição atual (04 de agosto) tem quatro tipos de ação e diz muito sobre "meu" método.

  • Classe A: são cerca de R$ 8.000 em duas ações - uma de caráter defensivo e outra mais agressivo - que espero vender em alguns meses ou semanas. É o famoso "swing trade". Se as vendesse hoje, já teria um lucro bom, mas acredito numa valorização maior a longo prazo. São elas:
                          
                          EZTC3 - (200) a preço médio de cerca de R$ 21,00. 
                          CRUZ3 - (100) a preço médio de cerca de R$ 29,74.

  • Classe B: são cerca de R$ 4.800 quase igualmente divididos entre as onze ações que me pareceram, ao início de julho, mais atrativas
                          
                          AMBV4 
                          BBAS3
                          CCRO3
                          CMIG4
                          COCE5
                          CRUZ3
                          ETER3
                          EZTC3
                          GETI4
                          GRND3
                          VALE5 (menos que as outras)

  • Classe C: são cerca de R$ 3.000 quase igualmente divididos entre as dez ações que me pareceram, ao início de julho, quase tão atrativas quanto às anteriores
                          
                          CIEL3
                          CPFE3
                          ELPL4
                          ITUB4
                          JHSF3
                          ODPV3
                          POMO4
                          PRBC4
                          TBLE3
                          UGPA3

  • Classe D: são cerca de R$ 2.250 quase igualmente divididos entre quinze ações que me parecem boas, mas mais arriscadas a médio prazo. Algumas são verdadeiras apostas.
                         
                          BBDC4
                          BRML3
                          GGBR4
                          LLIS3
                          MDIA3
                          MPLU3
                          MULT3
                          NATU3
                          OHLB3
                          PETR4
                          QUAL3
                          RADL3
                          TRPL4
                          VIVT4
                          VLID3


Para além disso tudo, estou tentando comprar "CGRA4", mas a baixa liquidez está dificultando um preço razoável. Até o fim de agosto devo achar uma entrada legal.

Se alguém quiser conferir o preço médio de compra de cada ativo desses aí, basta clicar na primeira imagem deste link:


Um problema é: as coisas mudam rápido na Bolsa. Por isso gostaria de fazer uma revisão mensal, mas meu montante ainda é baixo, o que significa (vale a dica!) muito cuidado com a corretagem. Pretendo fazer uma "revisão fundamentalista com influência gráfica" (olha outra dica sobre o método) ao fim de agosto. Mas isso é tema de próximo post.

Boas operações!

A.

4 comentários:

  1. Amigo, legal o post.
    Fiquei em dúvida, você investe no fracionário? Pergunto isso pois você diz investir 4.8k nas ações de classe B e 3k na de classe C. Imagino que seja no fracionário.

    Eu sou um pequeno investidor e gostaria de fazer uma diversificação assim também, porém, tenho pouco recurso mensal disponível (cerca de R$ 1500,00 por mês), é válido fazer uma diversificação assim?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Jazz Bass,

    Sim. "classe b, c, d" são todas no fracionário, pois, se algum dia quiser vender, só pagarei 4,40 de corretagem por ordem.

    Se quiser ver todas as operações que fiz, estão em outros links do blog, como neste link aqui:

    http://investindo2012.blogspot.com.br/2012/08/iniciando.html

    Pode ver que foi quase tudo no fracionário.

    Sobre sua pergunta. Tenho uns escritos que tocam no tema:

    http://investindo2012.blogspot.com.br/2012/08/secao-duvidas-metodologicas-i-outro.html

    No link eu explico porque escolhi a alta diversificação. Em outro texto, eplico de quando em quando oretendo revisar as escolhas.

    http://investindo2012.blogspot.com.br/2012/08/secao-duvidas-metodologicas-ii.html

    Mas as decisões têm que ser baseadas nas estratégias, montantes e movimentações de cada um.

    Por exemplo, este mês fiz um grande aporte na segunda-feira, quando a bolsa rompeu 57.600 (na verdade, puxei dinheiro da renda fixa pra bolsa)

    http://investindo2012.blogspot.com.br/2012/08/operacoes-de-agosto-0608-1052-acabo-de.html

    Entretanto, percebo que os investimentos que fiz com a estrategia "alta diversificação, com fins holders, digamos" estão rendendo muito bem e os que fiz com "baixa diversificação com fins traders" estão com rendimento negativo de 1% (fiz um cálculo rápido aqui) mesmo com a subida da bolsa.

    Isso prova que o melhor é "alta diversificação"?

    Não necessariamente. Pode ser que eu seja muito ruim em escolher as "top 5 investimentos em ações", mas bonzinho pra escolher as "top 35 investimentos em ações".

    Pode ser também que isso se reverta. Afinal, só tenho um mês e dias de bolsa. O que está ruim agora pode ficar bom no fim de agosto (mas tenho meus "stop's")

    Agora, uma coisa é certa. Se você acha que é tão bom escolhendo cinco empresas como escolhendo trinta, é melhor escolher cinco, pois paga menos corretagem. Me sinto mais seguro escolhendo trinta, mas o fiz porque tive um mês de corretagem grátis, como explico num dos links.

    Enfim, veja bem aí o que é melhor pra você, sempre prestando atenção em quanto terá que gatar com corretagem se escolher a alta diversificação (e ver se compensa). Espero que os links ajudem.

    Saudações.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela resposta. Vou ler os links com certeza! EStou pensando em migrar minha custódia para a Octo também ou a corretora Mirae. Eu também sou novo em bolsa mas ainda tenho alguns medos, estou em fase de estudo e tenho apenas alguns papéis no fracionário da ELPL4, que penso no longo prazo.

    Deixa eu aproveitar outra pergunta. Você poderia me dizer se utiliza alguma planilha de excel ou algum outro recurso para controlar suas ações? Se for planilha, vc poderia compartilhar?

    Obrigado novamente amigo!

    ResponderExcluir
  4. De nada, leia de tudo mesmo. Há ótimos blogs e sites por aí (coloquei alguns que gosto na barra lateral deste blog).

    Um que me ajudou bastante foi o Além da Poupança:

    http://alemdapoupanca.blogspot.com.br/

    Lá eu consegui a planilha de rendimento:

    http://dl.dropbox.com/u/34741831/Planilha%20de%20Acompanhamento%20de%20Rendimentos%20mensais%20-%20Cotas%20v1.1.xls

    Sendo que lá no blog ele explica o funcionamento.

    Para registro das operações e cálculo do preço médio e dos impostos, eu utilizo a "calculadora de ir" do site "bússola do investidor". É só fazer um cadastro lá e registrar as operações direitinho que ele calcula tudo. Tem "print screen" do que eu estou dizendo aqui:

    http://investindo2012.blogspot.com.br/2012/08/iniciando.html

    ResponderExcluir