sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Avaliação Parcial de Agosto


Avaliação Parcial de Agosto



Já passamos do meio do mês, então cabe alguma reflexão parcial sobre o dinheiro aplicado.

Quis pegar o bonde do rompimento da resistência de 57.600. Até apostava levemente na possibilidade de isso acontecer, mas não que fosse tão rápido, logo no início de agosto. Consequentemente, fui pego de surpresa e tive medo de perder a oportunidade de entrar com quase tudo que eu tinha. Pra mim era claro que, após romper 57.600, a Bolsa iria, no mínimo, testar 59.500, como de fato vem fazendo agora. Portanto, "enchi o carrinho de compras" logo na primeira hora do rompimento, pois, tendo a certeza de que ia subir mais, pareceu-me difícil estar fazendo um mau negócio. Porém, estava errado.

Por que errado? Vários motivos.

1 - Não precisava essa pressa toda. Um dos motivos da pressa foi o medo de que não voltássemos a 57.600 ou algo próximo. Bobagem. Estivemos próximo disso uma duas vezes, no mínimo. A "resistência" inclusive virou suporte. Vale pesquisar, mas me parece, agora, que é bem comum que uma resistência seja testada como suporte dias depois, mesmo quando se sai de grandes congestões. Aliás, talvez estas até aumentem a possibilidade de isso acontecer.

2 - O Ibov vai subir? Não significa que todas as ações também vão. O erro não é bem esse, mas me ajuda a explicar. Obviamente, eu sei e sabia disso. O erro foi na escolha das ações. Como agora estou pagando corretagem, resolvi não diversificar muito e comprei cinco ações em vez de trinta e cinco... Como pensava não ter tempo para pesquisar quais comprar, escolhi algumas recomendações de compra do especialista da minha corretora. De fato, ele é um bom especialista, mas rentabilidade passada não garante a futura. As dicas dele me ajudaram muito no excelente rendimento com trades de julho (e vão ajudar mais, pois ainda não vendi 200 "EZTC3" compradas a "20 e alguns centavos" !!!), mas boa parte delas ainda não funcionou para agosto. Dos cerca de nove mil reais que gastei com as ordens de compra, recuperaria hoje um pouco menos. Ou seja, prejuízo leve. Num cenário em que o Ibov está 2% acima do que entrei, é o que eu chamo de rentabilidade ruim. Alguém pode dizer que, até o fim do mês, tudo pode melhorar nessas ações que comprei. Verdade. Entretanto, mesmo se isso, felizmente, acontecer, fato é que perdi a oportunidade de lucrar 2% em quinze dias. Realizaria esse lucro e já estaria planejando o próximo.

Portanto, considero que errei nessa primeira metade do mês. Dinheiro mal aplicado. Até espero uma melhora até o fim de agosto, mas acho que só bato o Ibov se a "EZTC3" chegar nos 25 (e olha que 66% das ações foram compradas em julho). 

E pro futuro? Bom, acho que estou definindo alguns "parâmetros" menos maleáveis para mim:

A - Ficar menos "trader" ainda. Nunca tive a intenção de ser "trader". Fiz isso em agosto por medo de não ver mais 57.600 e por achar que as escolhas eram "lucro certo". Por várias razões não quero ser "trader". I) meu montante não compensa, já que taxa de corretagem é sempre alta; II) no fim das contas, é mais trabalhoso ainda que o meu método, o qual exige menos tempo livre; III) a "alta diversificação", que tanto gosto, não compensa, já que a taxa de corretagem é sempre alta. O único "aspecto trader" que pretendo manter é tentar me antecipar a uma grande crise que me parece que vem.

B - Quem já viu o link "Dúvidas Metodológicas I" sabe que eu não tenho 100% de certeza de que a "alta diversificação" é o melhor para mim. Pois bem, depois desse relativo fracasso (que felizmente é coberto com  enorme folga pelo sucesso de julho, ou seja, sem choradeira aqui), causado, em parte, pela tentativa de ser eficiente usando "baixa diversificação", estou um pouco mais convicto de que "não me dou bem" com a mesma. Ponto para a "alta diversificação".

Não sei se esqueci de algo, mas com certeza postei o que considero de mais relevante até agora.

A.

2 comentários:

  1. Olá Meu Amigo!

    Investir é um eterno aprendizado! Eu invisto fazem 10 anos e estou sempre aprendendo com meus erros e revendo alguns conceitos! Essas reflexões são muito importante pra isso!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, é isso mesmo. Quando uma pessoa achar que sabe tudo, correrá grande risco de prejuízo. Isso não só no mundo financeiro.

    Analisar e revisar sempre. Dados, métodos, fracassos, sucessos, conjunturas, tudo.

    Abs!

    ResponderExcluir